I’m drained! Isto é tudo o que eu consigo pensar agora. Para quem não conhece esta expressão, vou explicar: I’m drained dá o sentido de estou esgotada, exausta.

Quinta-feira é o meu dia mais corrido. Dou aula para as crianças o dia todo e quando acabo ainda vou pra Birigui correr atrás de mais coisas que preciso resolver. Toda quinta-feira eu fico rouca e acabada. Acho que falei isto semana passada, não foi?


Bom, hoje meus pensamentos foram um pouco diferente. Enquanto dava aula, parei para olhar cada olhar e atitude dos meus alunos. Vi tanta vida dentro deles. Vi tanta vontade e energia em uns. Outros tinham um olhar de tristeza, pois diziam estar com saudade da mamãe e do papai e assim por diante. Percebi que alguns não conseguem entender o que é limite ainda. Talvez porque não tem muito limite em casa, ou simplesmente porque ainda não aprenderam mesmo.

Eu fico abismada a quantidade de vezes que tenho que repetir a MESMA EXATA coisa para os mesmos alunos TODAS as AULAS. Criança repete com rotina e repetição. Então, isto é importante, mas nos CANSA demais.

Adorei quando um aluninho meu, falando sozinho, começou a dizer o que ele faria logo após a aula acabar. Ele disse, em voz alta, mas falando sozinho e pra si mesmo, que iria logo iria pra casa, “comer uma carninha, tomar um suquinho, depois ele ia ter um tempinho pra tirar uma soneca”. Achei essa conversa dele com ele mesmo DEMAIS. Eles realmente precisam de rotina e de previsibilidade. Isto os acalma, traz tranquilidade, deixando-os mais seguros. 

Um dos meus aluninhos estava meio tristonho, pois agora estava ficando na escola no período integral. Ele ganhou meu coração quando eu “mandei um beijo” pra ele e ele me mandava de volta. E assim aconteceu sucessivamente. Ele me olhava de cantinho de olho, mandava um beijinho e dava uma risada. Repetidamente. No momento que eu acabei a aula e saí pela porta, lá foi ele para a porta, a abriu para continuar me mandando beijo. Se sentir amado e acolhido também é muito importante.


Lidar com criança é muito cansativo, mas ver cada pequeno progresso e aprendizado é maravilhoso. Eles são um verdadeiro presente para aqueles que abrem os olhos para vê-los.

Obs: olhando meu e-mail, pode parecer que as aulas de hoje foram maravilhosas e tranquilas, mas foi exatamente o contrário. O negócio é trabalhoso e cansativo, mas quando a gente olha pra eles e sabemos que fazemos algo que está transformando vidas, a gente respira e continua. Afinal, isto é um chamado!!!


Well, vou parando por aqui… afinal, estou realmente esgotada!


Camilla Vidal.


PS.: Serão 21 dias de e-mails pra gente bater papo! Pra vocês saberem um pouco dos meus perrengues, teorias, pensamentos e etc. Embora eu venda cursos de inglês, meu intuito aqui não é fazer propaganda ou te pedir pra comprar algum dos meus cursos. Isto não é um estratégia de marketing, nem de lançamento de qualquer produto. É tão somente um chit-chat. Aliás, caso você não saiba, vou te ensinar o que o título deste e-mail significa – CHIT-CHAT: bate papo. Cami’s chit-chat: bate papo da Camilla. Meu único intuito é estreitar nosso relacionamento. Inclusive, sinta-se à vontade para me responder e me contar seus causos também. Te conhecer melhor seria muito interessante também. Se ainda ainda, você quiser minha ajuda, em qualquer momento, tenho vários programas e cursos de inglês que possam te interessar: aulas online, aulas presenciais, aulas ao vivo e, em breve, novidades virão. Dependendo do seu nível, as inscrições para meus cursos estão sempre abertas. Para saber mais sobre eles, você pode conhecer nossa escola aqui ou falar diretamente comigo aqui. Além disto, tenho um instagram @camillaavidal que sempre ensino coisas sobre inglês e afins. Me segue lá, caso te interessar.

Blog