Você tem dificuldade de falar o que você pensa para as pessoas?
Me peguei pensando sobre isto nestes dias. Eu lido com pessoas em esferas muito diferentes, assim como todos, né? Tem os familiares de casa, tem os familiares mais próximos, os mais distantes, tem os colegas de trabalho, os alunos e clientes, melhores amigos, amigos queridos, amigos mais distantes, conhecidos e etc…
Percebo que eu sou uma pessoa bem transparente, mas nem sempre eu consigo falar exatamente o que quero. Isto acontece por vários motivos:
– medo de desagradas
– medo de ser julgada
– medo de ser prejudicada por algo que falei
– não quero magoar as pessoas
– dificuldade de falar não
e etc…
Daí, sabe o que me acontece quando eu não falo aquilo que está entalado na minha garganta?
– fico imaginando a conversa ou a briga acontecendo na minha cabeça
– acabo demonstrando insatisfação com gestos faciais
– quando estou de saco cheio, acabo explodindo e passo do limite daquilo que precisava falar
– ignoro e me distancio da pessoa pra não ter que falar
entre varias outras coisas…
A questão que estou matutando é que precisamos liberar pensamentos e conversas que estão na nossa cabeça e coração. Mas, também, não temos direito em machucar e exigir dos outros (especialmente, dependendo do tipo de relacionamento que você tem com esta pessoa).
Me lembro de ter aprendido e achava que se eu dissesse o que eu gosto para meu marido, por exemplo, a obrigação dele era fazer exatamente conforme eu o guiei. Mas, ninguém existe em nossa vida pra suprir nossas vontades e carências. Todo relacionamento, seja ele profissional, amoroso, familiar ou de amizade, deve ser regado por respeito e por limites. Um relacionamento saudavel precisa ser algo que ambos se beneficiem e estejam felizes. Tem que ser win-win (ganha-ganha).
Me custou pra aprender e entender que não posso exigir que as pessoas me supram nas minhas exigências, sabe?
Hoje já aprendi, mas às vezes ajo como se não soubesse rsrs
Por este exato motivo, hoje em dia, tenho guardado meus pensamentos e desejos para mim mesmo, até matutar bastante sobre eles, pra depois poder conversar sobre com a pessoa envolvida. Antigamente, eu já chegava vomitando, chegava bringando e exigindo. Já perdi MUITO com isto.
Incrível como a gente vai mudando e amadurecendo né?
Amadurecer é algo que dói, é desconfortável, é chato, mas no final, a gente só tende a ganhar e nos beneficiar com tudo que aprendemos e mudamos.
Por este exato motivo, atualmente, estou SEMPRE aberta pra mudar. Pra ouvir. Para aprender. E, para me calar quando não souber como e o que falar para o outro.
OBS: como uma boa ser humana em evolução, nem sempre acerto e consigo, viu, gente? Eitaaa negócio dificil este de amadurecer e respeitar o espaço do outro.
Percebeu como hoje eu to mais pensativa, reflexiva e cheia de teorias 🙂 Espero que o e-mail de hoje tenha te ajudado e gerado reflexão por aí também, da mesma forma como gerou por aqui 😉
Talk to you tomorrow, then!
XXX
Camilla Vidal – Diretora Pedagógica Yázigi Birigui
PS.:
Serão 21 dias de e-mails pra gente bater papo! Pra vocês saberem um pouco dos meus perrengues, teorias, pensamentos e etc.
Embora eu venda cursos de inglês, meu intuito aqui não é fazer propaganda ou te pedir pra comprar algum dos meus cursos. Isto não é um estratégia de marketing, nem de lançamento de qualquer produto. É tão somente um chit-chat.
Aliás, caso você não saiba, vou te ensinar o que o título deste e-mail significa – CHIT-CHAT: bate papo. Cami’s chit-chat: bate papo da Camilla. Meu único intuito é estreitar nosso relacionamento. Inclusive, sinta-se à vontade para me responder e me contar seus causos também. Te conhecer melhor seria muito interessante também.
Se ainda ainda, você quiser minha ajuda, em qualquer momento, tenho vários programas e cursos de inglês que possam te interessar: aulas online, aulas presenciais, aulas ao vivo e, em breve, novidades virão. Dependendo do seu nível, as inscrições para meus cursos estão sempre abertas. Para saber mais sobre eles, você pode conhecer nossa escola aqui ou falar diretamente comigo aqui.
Além disto, tenho um instagram @camillaavidal que sempre ensino coisas sobre inglês e afins. Me segue lá, caso te interessar.